O escritório David Chipperfield Architects divulgou seus planos de conectar as duas sedes da Royal Academy of Arts de Londres - a Burlington House do século XVII e os 6 Burlington Gardens do século XIX - como parte de um projeto de £50 milhões que prevê "intervenções sutis" no conjunto. Segundo o Architects' Journal, as duas estruturas serão conectadas por uma ponte de concreto - que transpassará quinze metros sobre uma área de serviços e um pátio -, e serão acrescidas de diversos espaços de exposição, uma sala para palestras e um novo espaço para as renomadas escolas de artes e arquitetura da Royal Academy. Uma série de extensões e terraços proporcionará novas perspectivas para a região central de Londres.
A proposta tem conclusão prevista para o início de 2018 caso a obra comece em outubro desse ano. Chipperfield disse que "espera que as 'intervenções físicas' do projeto aconteçam nos fundos, com a abertura dos espaços existentes e a criação de uma nova passagem entre o Burlington Terrace e Piccadilly como foco da atenção."
O arquiteto também comentou que "o projeto é uma solução arquitetônica incorporada ao próprio lugar, uma série de intervenções sutis que acrescentarão algo muito diferente. [...] Você verá os Cast Corridors, verá onde as escolas estiveram todo esse tempo. É uma pequena quantidade de arquitetura para um resultado profundo."
Veja, a seguir, um vídeo do Squint/Opera explicando a história e os planos futuros da Royal Academy.
Via Architects' Journal.